Trabalhos para Rádio

A Rádio Universidade de Coimbra gosta de dizer que é a única rádio escola do país. Entrei nos corredores da RUC pela primeira no inicio de 2011 quando realizei o curso anual de informação. A partir daqui, para além de repórter, exerci funções de editor de academia e ensino superior e coordenei diversos projetos, nomeadamente um programa semanal de entrevistas e debates, o Ponto & Vírgula e uma rubrica sobre Direitos Humanos chamada Direitos no Éter. Estive ainda à frente de diversas emissões de Assembleias Magnas que chegavam às 6 horas de duração em direto. As eleições de 2012 da Associação Académica de Coimbra foram outro dos pontos altos da minha passagem pela RUC. Neste periodo realizei entrevistas a todos os candidatos, moderei o debate público entre eles e coordenei as emissões das duas noites eleitorais, a primeira com 8 horas de duração.

-


Ouvir aqui alguns noticiários (lista de reprodução):

A RUC dispõem de frequentes serviços noticiosos ao longo do dia, como é imposto pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Enquanto editor conduzi inúmeros noticiários e coordenei equipas de repórteres.

Tipo: Noticiário em direto
Ano: 2011 a 2014
Duração média: 15 minutos
Periodicidade: Duas vezes por dia

-


Ouvir aqui compilação de reportagens (lista de reprodução):

Compilação de reportagens elaboradas ao serviço da Rádio Universidade de Coimbra.

Gravação e edição: Diogo Pereira em Adobe Audition

-


Ouvir aqui exemplo de Alvorada:

O Alvorada é o programa que abre as manhãs informativas da RUC. Conta com revista de imprensa dos principais jornais e comentário à atualidade por personalidades destacadas da cidade e da universidade.

Tipo: Programa informativo em direto
Ano: 2011 a 2014
Duração média: 1 hora
Periodicidade: Segunda a sexta

-


Ouvir aqui todos os programas (lista de reprodução):

Os direitos humanos entraram na RUC através do programa Direitos no Éter. Destacado um tema da atualidade, os convidados (sócios da Secção de Defesa de Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra) comentam com conhecimento de causa.

Gravação e pós-produção: Diogo Pereira e Irina Grade em Adobe Audition
Tipo: Programa de comentário gravado
Ano: 2013
Duração média: 10 minutos
Periodicidade: Quinzenal


-


Ouvir aqui todos os programas (lista de reprodução):

O Ponto & Vírgula destaca, semanalmente, os temas relacionadas com academia e ensino superior, o topo da pirâmide invertida da RUC. Coordenei este programa durante um ano como editor de academia e ensino superior.

Tipo: Programa de entrevistas e debate em direto
Ano: 2011 a 2012
Duração: 1 hora
Periodicidade: Semanal


-


Pontualmente os estudantes da Universidade de Coimbra reúnem-se em Assembleia Magna. Coordenei diversas emissões em direto de Assembleias Magnas, algumas com mais de 6 horas de duração em direto

-


Ouvir aqui as entrevistas, debates e emissões eleitorais (lista de reprodução):

Enquanto editor de Academia e Ensino Superior coordenei a cobertura eleitoral da RUC nas Eleições para a Associação Académica de Coimbra em 2012. Para além de entrevistas e debates com todos os candidatos, estive em direto nas noites eleitorais (1ª e 2ª voltas) tendo a primeira volta sido acompanhada numa emissão de mais de 8 horas em direto.

Tipo: Programa de entrevistas, debate e noite eleitoral em direto