Percurso (em atualização)

31.10.2015 INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "700+25 - A ARQUITECTURA DA UNIVERcIDADE"
2015 é o ano do nascimento da primeira bienal de arte contemporânea de Coimbra. O Anozero contou com mais de 30 exposições espalhadas por toda a cidade de Coimbra e em contacto direto com o património classificado pela UNESCO. Neste projeto produzi (filmagem e edição) os vídeos onde são destacados os 25 edifícios contemporâneos mais emblemáticos da Cidade de Coimbra. Cada filme, com cerca de 5 minutos, inclui um depoimento do arquiteto responsável e imagens do edifício. Estes filmes foram integrados na exposição 700+25 - A Arquitectura da UniverCidade.
SET.2015 INGRESSO NO MESTRADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Com o objetivo de diversificar conhecimentos e porque o jornalismo não vive apenas da polivalencia técnica, decidi ingressar no mestrado em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para desenvolver uma área de especialização que sempre me interessou.

30.6.2015 APRESENTAÇÃO DO CENTRO DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA (CDC)
Com o objetivo de promover a reflexão sobre as artes performativas na contemporaneidade, o CDC nasceu fruto de uma parceria entre o Teatro Académico de Gil Vicente, o curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) e o centro de Investigação CEIS20 da UC. Neste projeto estive inserido na equipa que criou todo o site e filmou e editou todas as entrevistas nele contidas.
25.4.2015 MODERAÇÃO DA CONFERÊNCIA "EMPODERAMENTO DAS MULHERES"
A igualdade de género foi o tema central nas I Jornadas Universitárias de Direitos Humanos, organizadas pela Secção de Defesa dos Direitos Humanos da AAC. Coube-me a moderação da conferência principal que se realizou no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra e que contou com Maria Clara Sottomayor, juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça; Liliana Rodrigues Góis, deputada do Parlamento Europeu; Virgínia Ferreira, Socióloga e Tiago Landreiras, ativista pelos direitos das mulheres. A sessão decorreu durante toda a manhã do dia 25 de abril.
3.3.2015 APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO "NÃO ACONTECEU. ESTÁ A ACONTECER." EM COIMBRA
A convite da Secção de Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, apresentei o documentário "Não Aconteceu. Está a Acontecer." na Casa das Caldeiras, em Coimbra. Inserido na iniciativa "Encontros em torno do documentário", contou ainda com um debate sobre o meu trabalho no final.
20.3.2014 AULA ABERTA NO INSTITUTO SUPERIOR MIGUEL TORGA (ISMT) 
A convite do Professor Pedro Jerónimo, estive no ISMT onde dei uma aula aberta sobre o futuro do jornalismo. O documentário "Não Aconteceu. Está a Acontecer.", que realizei no final de 2013, serviu de mote.

21/22.3.2014 FORMAÇÃO PARA INFOGRAFIAS INTERATIVAS
Com o objetivo de conhecer melhor a nova tecnologia utilizada para produção de infografias interativas, participei na formação em Adobe Edge ministrada pelo jornalista do The Times Mário Cameira.

27.12.2013 LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO "NÃO ACONTECEU. ESTÁ A ACONTECER"
O futuro do jornalismo é incerto e, no meio jornalístico, a inquietude é evidente. Ao longe de praticamente um ano, enquanto concluía a licenciatura, resolvi pegar na questão e desenvolve-la. Saber como está o jornalismo e para onde caminha era o meu objetivo. Para conseguir respostas a esta pergunta falei com Miguel Sousa Tavares, ex-jornalista; Emídio Rangel, fundador da SIC e TSF Carlos CamponezJoão Figueira e Helder Bastos, professores e investigadores de jornalismo; Bárbara Reis, diretora do Público e João Paulo Meneses, editor de online da TSF.
Estive ainda dentro da redação do diário Público durante um dia, para acompanhar o ritmo de trabalho de uma redação totalmente integrada. A TSF, acolheu-me durante um turno da manhã, e acompanhei a rádio que deu ritmo à informação em Portugal desde as quatro da manhã.
O projeto foi para além do documentário quando lancei o blogue com as entrevistas do documentário na íntegra.
26.05.2013 LANÇAMENTO DA REPORTAGEM "PORTUGAL NÃO É A GRÉCIA"
Passavam dois anos desde a intervenção do FMI, BCE e Comissão Europeia na Grécia. Portugal também já estava sob tutela estrangeira e as comparações entre os dois países multiplicavam-se. Em Atenas, desenvolvi uma pequena reportagem na qual procurei mostrar como se vive na capital grega. Com entrevistas e dados factuais, contei de qual o caminho seguido pelo país para chegar à situação económica e social desastrosa em que se encontrava.
23.11.2012 MODERAÇÃO DO DEBATE PÚBLICO ENTRE OS CANDIDATOS À PRESIDEÊNCIA DA AAC
Como editor de Academia e Ensino Superior da RUC, coube-me moderar o debate público dos candidatos a presidente da AAC. Durante quase duas horas os cinco candidatos defrontaram-se perante um público hostil com cerca de 200 pessoas.

NOV.2012 COORDENAÇÃO DA COBERTURA DAS ELEIÇÕES AAC 2011
As eleições para os corpos gerentes da mais antiga academia do país são um dos pontos altos do ano da Associação Académica de Coimbra. 2011 foi um ano particularmente intenso, tendo sido necessária uma segunda volta para apurar o vencedor. Ao longo de várias semanas conduzi as entrevistas a todos os candidatos, moderei o debate público entre eles e o processo culminou com a coordenação e condução das duas noites eleitorais. A emissão da primeira noite eleitoral, que ditou a realização de uma segunda volta, teve uma duração de 8 horas em direto.

25.10.2012 MODERAÇÃO DO DEBATE "ASSOCIATIVISMO ≠ TACHISMO?"
A convite do do Núcleo de Estudantes de Eng. Mecânica da AAC, moderei o debate sobre um dos temas mais abordados no seio da academia coimbrã. Será que os cargos públicos em associações estudantis têm já a conhecida componente de "tacho"?
Na mesa estiveram Rogério Leal, provedor do estudante da UC; Eduardo Melo, antigo presidente da AAC; Noberto Pires, professor da FCTUC; Nuno Quitério, fundador do núcleo de estudantes; Samuel Vilela, vice presidente da AAC e Frederico Teixeira, representante da Associação de Estudantes Europeus de Eng. Mecânica.

18.10.2012 ESTREIA DO PROGRAMA "PONTO & VÍRGULA" NA RUC
Depois de concluir, com sucesso, o curso de informação da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), passar por um período de estágio e, finalmente, fazer o meu primeiro noticiário em direto, surge a oportunidade de coordenar um dos programas da grelha de informação da RUC. O "Ponto & Vírgua" abordava temas da área da educação, ensino superior e a Associação Académica de Coimbra. Por inerência, passaria a ser editor de academia e ensino superior, a pasta editorial que ocupa o topo da pirâmide investida da RUC.
Dois dias depois da estreia, o Jornal de Notícias faz manchete com a entrevista que fiz ao reitor da UC, João Gabriel Silva.
MAR.2011 ENTRADA NA REDAÇÃO DA RUC
Depois de concluído o curso anual de informação da Rádio Universidade de Coimbra, entrei em redação como editor. Para além da realização de reportagens, coordenei programas e emissões especiais. A Rádio Universidade de Coimbra conferiu-me competências essenciais na área do jornalismo.
NOV.2010 A FEV.2011 CURSO ANUAL DE INFORMAÇÃO DA RÁDIO UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Com o objetivo de complementar a minha formação na Universidade de Coimbra, inscrevi-me e fui aceite no curso anual de informação da Rádio Universidade de Coimbra. O curso integrava módulos ministrados por jornalistas de órgãos de comunicação social como Público, Antena 1 ou TSF. Foram abordadas as diferentes áreas jornalísticas assim como componentes técnicas para trabalhar em rádio.
21.11.2010 LANÇAMENTO DA WEB TV DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Em novembro de 2010, no dia mundial da televisão, a Universidade de Coimbra arranca com um novo projeto assente no online. Chama-se UCV (lê-se "o que vê") e é a nova televisão web da mais antiga universidade do país. A partir daqui, e depois de conduzir, ao lado de Ana Sousa, a emissão inaugural do canal, passei a apresentar noticiários semanais. Mais tarde integrei a equipa de reportagens.
20.9.2010 INGRESSO NA UNIVERSIDADE COIMBRA
Em setembro de 2010 iniciei o meu percurso académico na Universidade de Coimbra.